Ensino Fundamental I

Nosso espaço dedicado para apresentar nossa proposta para as turmas do ensino Fundamental I - série iniciais

Colégio Odila Azevedo, a sua escolha da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

Dia a dia

Explorar o mundo ao entorno para relacionar com as aprendizagens, vivências e experiências.

Metodologia

Conhecer mais de si mesmo e sentir-se parte de uma comunidade com seus desejos e identidades, são características das crianças de 6 a 10 anos que formam o Ensino Fundamental I.

Nesta idade a escola é ambiente de relações além do grupo familiar, que proporciona a criança pluralidades com os grupos da sala, professores e toda a comunidade escolar. São exploradas ferramentas de pesquisa e descobertas para estimular a autonomia das crianças, respeitando suas características individuais e sempre com a parceria da escola com a família.

Nos anos iniciais fazemos a transição gradativa das metodologias utilizadas na Educação Infantil para o novo ritmo exigido para os objetivos do Ensino Fundamental I, utilizando dos eixos do brincar para atividades, aulas e projetos individuais e em grupo. Iniciamos o processo de alfabetização com a utilização de literaturas e Projetos de formação leitora para toda a vida.

As áreas do conhecimento Língua Portuguesa, Matemática, Ciências sociais e naturais e Língua Inglesa, tornam-se mais presentes no dia a dia, incentivando a criança a conhecer as particularidades e correlações entre elas. Aulas com recursos musicais, desenvolvimento de expressões artísticas  e inglês fazem parte do currículo e despertam a comunicação e expressão um pleno desenvolvimento em concordância com a Base Nacional Comum Curricular.  Estimulamos o uso da Robótica como laboratório de experiência da Matemática e Ciências Naturais.

Nos anos finais são desenvolvidos projetos individuais e coletivos para preparar a criança para os desafios da pré-adolescência, tanto no eixo social, moral, escolar e familiar, além de explorar as potencialidades específicas de cada um, visto que são eles os protagonistas de suas conquistas.

corona.png

Nossas ações contra a COVID-19

Ferramentas de plástico hardware

Juntos dá pra fazer mais

Confira os horário de aulas por turma no ano letivo de 2022.

1º EF

2º EF