Exposição Virtual da Feira Cultural

A paz entre os homens nos traços de Picasso

A imagem da pomba, de autoria do pintor espanhol, é o nosso ponto de partida para refletir sobre estética, valores e ideologia.

Vivemos num ambiente de paz ou de conflitos? Mas afinal de onde surgem os conflitos?

Todos os problemas do mundo e da humanidade ocorrem por imposição de uma única verdade. Numa sociedade com diversidades e pluralidades de crenças valores, a educação para a paz num mundo em conflitos foi o assunto da nossa reflexão e ação com nossos alunos.

A paz não é só a ausência de guerra, mas a necessidade de resolução de um possível problema com respeito, humildade, positividade.

Os conflitos começam no nosso interior e vão se expandindo pelo entorno até atingir dimensões não mensuráveis.

Acreditamos que a paz no mundo começa na escola.

Segue o que cada sala preparou, através de leitura, releituras, desenho, pintura, música, dança, textos, poesias.

Priorizamos a espontaneidade de cada aluno no poder da criação.

“O essencial é simples” e foi pensando nesta simplicidade de ser criança, para passar a grandeza das virtudes de uma mente em formação que ainda não conhece a maldade, a soberania, a competitividade destrutiva do mercado de trabalho.

Vocês podem ver todos os trabalhos na exposição virtual. Clique aqui!

Solicitamos que vocês apreciem os trabalhos, sob o ponto de vista do amor, da equidade e da especificidade que cada mente infantil trouxe para este assunto tão complexo e pouco divulgado.

Para melhor apreciar este projeto será preciso fazer uma brincadeira em metáfora: Tire os sapatos do seu EU adulto e coloque os óculos da inocência de quem um dia já foi criança. Assim que terminar este passeio pelas obras primas dos alunos, volte a calçar seus sapatos, mas continue com o olhar de criança, que é possível recriar em nossa comunidade um local de PAZ.

2º ano e Educação Infantil

Professora Amanda

O paulista Candido Portinari fez oito painéis conhecidos como Série Bíblica, influenciado pela visão picassiana de Guernica e sob Organismo, criado em 1945, congrega 190 países e tem como objetivo promover a paz entra as nações. O que os estudantes pensam sobre esse intercâmbio de ideias entre o artista brasileiro e o espanhol.

Técnica: pintura a tinta guache e presença de diferentes materiais

3º Ano Ensino Fundamental

Professora Patricia

Seguindo os passos da obra de Picasso, desenho em folha branca. Trabalho com a turma a se posicionar sobre o tema por meio de desenhos. Em folhas brancas realizando desenhos de outras versões de símbolos da paz.

Que cores podem ou não ser empregadas? Para inspirar os alunos, foi utilizada a música “Dias melhores Virão” da banda Jota Quest que tem a paz como tema.

Técnica: Pontilhismo

4º Ano Ensino Fundamental I: O gênio da arte moderna

Professora Caroline

Pablo Picasso foi um dos artistas mais versáteis do século 20. Nascido em Málaga, no sul da Espanha, teve os primeiros contatos com a arte ainda em casa. Seu pai era professor de desenho e aos 15 anos ele já tinha o próprio ateliê. Picasso deixou uma fortuna avaliada em 300 milhões de dólares, dos quais 250 só em obras de arte.

Uma das fases do trabalho de Pablo Picasso:

- Cubista (1907 em diante), marcada por um estilo menos naturalista e mais geométrico.

Obras que representam sentimentos e momentos passados na segunda Guerra mundial e que foram representadas em algumas das obras de Eduardo Cobra Muralista brasileiro.

Técnica: pintura a tinta guache, utilizando formas geométricas coloridas

1º e 5º Ano do Ensino Fundamental

Professora Thais

Picasso Além da gravura, o pôster traz a palavra "paz" escrita em francês, inglês, alemão e italiano. O que representa que todas as nações têm a responsabilidade de construir um mundo sem conflitos

Sebastiao Salgado brasileiro, retrata em suas obras fotográficas questões que necessitam ser discutidas: atentados, devastação causada pela seca na África do Sul, árduas condições de vida dos trabalhadores de várias partes do mundo.

Técnica com nanquim Frottage: 1.º ano

Pintura em folha preta e tinta ou lápis branco: 5.º ano