Colégio Odila Azevedo

Confira a metodologia de ensino do Odila Azevedo para as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, a sua escola em caieiras e região!

Missão

Gerar conhecimentos necessários para que as crianças possam se desenvolver nas suas etapas da vida escolar.

Visão

Credibilidade frente aos clientes, colaboradores, ser uma empresa sustentável e colaborativa com o meio ambiente, aperfeiçoando serviços e processos em busca da qualidade, fortalecimento a presença no mercado.

Valores

Somos uma equipe forte em que cada integrante da organização trabalha, ajuda, cresce, se diverte, se compromete, preserva, cuida, protege, tem positividade, se aperfeiçoa e dá vida para nossa escola.

Metodologias

Acreditamos que toda criança é capaz de aprender com a parceria da escola com a família. Um aprendizado que desenvolva habilidades e competências de leitura e escrita, através de práticas pedagógicas em que leve a criança a experimentar relações positivas com o conteúdo escolar, aprendendo a aprender.

De acordo com os quatros pilares da educação o Colégio parte do pressuposto de que há uma sequência lógica de como preparar o aluno para a vida, pois sua construção leva-nos para garantir a inserção do aluno como cidadão em Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.

Com isso nossa escola desperta também o desejo de interagir e transformar o seu meio, adaptando-se às evoluções e sendo capaz de conviver numa sociedade em que os conflitos e influências são diversos.

Utilizamos as seguintes referências para o desenvolvimento da proposta pedagógica:

• Jean Piaget: Nele buscamos conhecimento do desenvolvimento da criança, sua maneira de pensar, raciocinar, encarar os desafios do seu dia-a-dia.

• Lev Vygotsky: Contribui com a visão social do desenvolvimento do homem, a leitura do mundo exterior em que vive, seu crescimento e desenvolvimento como fruto do meio.

• Howard Gardner: Contribui para a compreensão do aluno como ser único, com habilidades, talentos e inteligências próprias e específicas, que necessitam ser acessadas e desenvolvidas através da educação.

• Paulo Freire: Enriquece-nos com sua proposta de construção e realização do homem que, mesmo na adversidade, interfere na própria história.

• Pedro Demo: Orienta-nos para a busca do conhecimento aberto em que o homem constrói, desconstrói, reconstrói, transformando, assim, a informação em conhecimento.

Nossa História

Fundado em 1997, no bairro do Serpa, em Caieiras,  o Colégio Odila Azevedo iniciou suas atividades educacionais primeiramente com o ensino de educação infantil.

Em 2001,  a nova sede, no mesmo bairro, teve  um espaço maior,  mais organizado estruturalmente e pedagogicamente, espaço este que permanece até os dias de hoje.

Na época, a nova estruturação pedagógica,  possibilita um trabalho educacional que prioriza a criança  de 4 meses de idade até 6 anos em seu desenvolvimento biopsicossocial. Com uma metodologia voltada para as brincadeiras, musicalidade e jogos, favorece a estimulação motora e desenvolvimento do pensamento dos menores de 3 anos e o processo de alfabetização dos maiores.

O ano de 2008 foi o marco do crescimento do Colégio com a primeira turma do ensino fundamental, com a construção de salas mais amplas garantindo a acessibilidade através de rampas de acesso a todos os pisos e  com a ampliação do quadro de professores, com o objetivo de garantir a continuidade de um ensino de qualidade que visa oferecer ao aluno um aprendizado prazeroso, dinâmico e bem sucedido, sem traumas, medos ou conflitos diante dos novos conteúdos que o aluno teria durante seu crescimento cronológico e de seus novos desafios.

Para tal, desenvolvemos Os quatro pilares do Colégio Odila, que são  atualizados para acompanhar as novas gerações.

A mudança de nome em homenagem a Odila Azevedo, proposta pela sócia, diretora e bisneta  tem em seu primeiro pilar a própria história de vida da bisavó das proprietárias, Odila Azevedo de Souza onde Aprender a aprender é a chave para todas as evoluções.

A parceria com várias empresas e profissionais técnicos em serviços educacionais através da cogestão sendo o segundo pilar pois trabalhar com crianças em situação de educação e ensino, é imprescindível Ser profissional, Conhecer técnicas eficazes e eficientes para oferecer o melhor aos clientes e colaboradores em benefício exclusivo ao nosso aluno.

O mundo passa por processo de evolução constante e sendo assim o terceiro pilar encontra-se na técnica aplicada, nas metas atingidas, no planejamento das ações e no controle dos resultados obtidos e esperados.

O quarto e último pilar da fase atual do Colégio Odila Azevedo é o comprometimento com o trabalho, e a competência técnica da nossa equipe. As pessoas devem estar no lugar certo para desenvolverem suas habilidades e competências profissionais, verificadas através de um estudo de perfil. A equipe deve ser forte, sabendo Conviver com as mudanças necessárias em função do histórico da nossa sociedade entendendo e compreendendo a criança em suas fases de desenvolvimento.

Tudo isto porque o nosso aluno é o nosso foco. O nosso aluno deve sempre estar bem. O nosso aluno deve ter a possibilidade de conhecer caminhos que o levem para um aprendizado constante, a cada dia e a cada instante, em que o afeto e a aprendizagem andam juntos.