Conheça a história desta heroína: Odila Azevedo de Souza

Fotografia da Odila Azevedo de Souza
Odila Azevedo de Souza

O Colégio Odila Azevedo, localizado no bairro do Serpa em Caieiras, possui este nome em homenagem a uma mulher de fibra, bisavó das proprietárias, Odila Azevedo de Souza, nascida em 16 de Março de 1887 em Mogi Mirim – São Paulo. Odila Azevedo filha de Custódio de Azevedo e Joanna Maria de Azevedo  morreu aos 64 anos em 22/10/1951.

Vovó Odila como era carinhosamente chamada, era uma mulher guerreira dedicada à família e principalmente aos filhos. Com os pés no século XIX, mas com a cabeça no século XXI, resolveu sair de Mogi Mirim com sua família para buscar na capital de São Paulo, oportunidades de estudos para os filhos, para que os mesmos pudessem conquistar seu espaço na sociedade com qualidade de vida através da aquisição de competências e habilidades adquiridas formalmente por meio de uma educação escolar.

Odila Azevedo era a matriarca da família e agia com muita competência e dedicação ajudando a todos nesta missão. Sábia em suas palavras, vovó Odila era observadora, determinada, justa e humana. Pensava naquela época como se estivesse anos luz à frente. Ficou viúva muito jovem e, conseguiu dar uma estrutura muito sólida à sua família e filhos. A eles deixou uma herança perpétua que ninguém jamais poderia roubar: educação, conhecimento, profissão, caráter, respeito e vitalidade. Hoje, o colégio leva o seu nome e também seus ideais em cada nível de ensino.

Assim como sempre fez vovó Odila, uma das metas do Colégio no atendimento aos alunos de Educação Infantil ocorre o incentivo às descobertas, sendo os primeiros passos para a construção do conhecimento. No ensino fundamental priorizamos o aprimoramento do conhecimento e a formação do caráter através dos modelos positivos adquiridos com a aquisição do conhecimento e desenvolvimento da autonomia. No berçário e período integral, proporcionar afeto, carinho, aconchego, cuidado e proteção são essenciais para a formação global da criança em parceria com a sua família